terça-feira, 22 de abril de 2014

Ser JOVEM na mudança

Segundo o grande filósofo Sócrates (469 a.C. - 399 a.C), "o que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter."  
    É engraçado que muitos jovens têm características bem distorcidas das enumeradas pelo pensador. As vezes essas características só vem chegar no fim da adolescência (18 anos em diante). Eu passei por essas etapas todas, não tive pai e mãe pra ficar me ensinando isso ou aquilo, eu estava vendo... e mesmo estando com muitos problemas com a separação deles, com as fases de mudanças físicas e emocionais, nunca achei que o caminho era me rebelar contra mim mesmo e contra o mundo e todos que nele estivesse. Me pergunto se é porque os tempos são outros; nossa, mas em 10 anos há tantas mudanças assim? Talvez nem eu saiba ao certo, mas sei e penso que a gente pode ser, fazer e viver tudo que a gente puder com responsabilidade, sabedoria e pudor.
   Há tempo para tudo nessa vida, e instruir-se de educação e responsabilidades é a primeira tarefa pra VIDA. A gente só pode querer ser dono do mundo quando aprendermos a viver nele e para ele. Amor, respeito, solidariedade, justiça, disponibilidade, compaixão, crenças, orientações a gente já tem dentro da gente; mas precisa de um empurrãozinho de valores e ensinamentos dos que aqui estavam antes da gente. Pai, Mãe, avós, tios, professores, enfim... educadores emocionais e sociais; são eles que nos repassam tudo que temos que aprender e a melhoria dos aprendizados nós o fazemos com a soma de todos as instruções que recebemos. 
     Não consigo entender essa JUVENTUDE tão desmotivada e rebelde por qualquer coisa e se "achando" os donos do pedaço; de si, dos corpos e do mundo: faz pena. Não têm instrução, educação e muito menos consciência. Mal sabem eles que a vida não é só o hoje e que eles precisam de muito mais pra correrem "o meio do mundo".
    O debate é agora... quais serão suas aflições, medos e angustias e atitudes?? Eles precisam de mais argumentos pra justificar suas rebeldias, achismos e amarguras. Estar aqui no mundo, é função do ser. Precisa aprendizado, paciência, diálogo entre gerações, disponibilidade e muita responsabilidade. Para estar nesse mundo é preciso SER.

                                                          (Por Betho Medeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário